A maternidade gera, nas mulheres e nos casais, alterações psicológicas, sociais, culturais e familiares.

Ainda antes da chegada de um filho, a mãe e o seu companheiro ou família, iniciam um período de adaptação mental para as mudanças que vão ocorrer e que ainda estão por chegar.

Há de se considerar, especialmente, as grandes diferenças que existem no modo de vivenciar a gestação e as mudanças que esta traz consigo, em mulheres de idades diferentes, de diferentes origens étnicas ou culturais, de diferentes contextos econômicos ou nas que apresentem algum tipo de incapacidade.

Dentre as situações que podem favorecer a adaptação a estas mudanças, destacamos:

  • O planeamento prévio da gravidez.
  • A aceitação ou não da gravidez.
  • A idade da mãe.
  • A situação socioeconômica.
  • A existência de outras gestações anteriores.
  • As experiências anteriores.
  • O ambiente familiar.
  • A relação com o companheiro.

Mudanças no 1º trimestre

Neste momento é oportuno destacar o período de incerteza que acompanha a gestação: surpresa e perplexidade, ansiedade, preocupação, ilusão, euforia e alegria. A mulher pode passar por momentos de tristeza e medo perante a possibilidade de perder o bebê. Também pode surgir um sentimento de rejeição, pelas alterações significativas que a gravidez provoca na sua vida. As alterações de humor podem ocorrer muito rapidamente, o que surpreende a própria mulher. As demonstrações de afeto e carinho por parte do companheiro ou dos parentes, irão ajudar a mulher na adaptação que tem de fazer às mudanças no seu corpo e no ambiente.

Mudanças no 2º trimestre

Neste período, a mulher percebe que as mudanças são próprias da sua gravidez em desenvolvimento e os primeiros movimentos do bebê são bons exemplos disso, o que ajuda a afastar preocupações e medos.

Mudanças no 3º trimestre

O terceiro trimestre geralmente começa com uma sensação de tranquilidade que pouco a pouco dará lugar a alguma impaciência, ansiedade ou medo do parto. São preocupações comuns das mães saber se o seu filho nascerá com saúde e se elas terão ou não capacidade de cuidar e atender às necessidades do bebê nos primeiros dias após o parto.

QUER REVENDER OS PRODUTOS DA FOFINHO ?

Confira em: www.fofinho.com.br/revenda

Apresentamos a Fofinho Atacado, uma plataforma de vendas online onde qualquer revendedor que possua CNPJ pode acessar e comprar nossos produtos sem sair de casa, em até 3x sem juros e receber em sua empresa com Frete Grátis para qualquer lugar do Brasil.


CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram – www.instagram.com/EnxovaisFofinho
Twitter – www.twitter.com/EnxovaisFofinho
Pinterest – http://br.pinterest.com/enxovaisfofinho
Youtube – http://bit.ly/fofinho-youtube

Assessoria Digital / Programação Visual: Itamar Henrique Mariano / Itta Digital Marketing
Redação: Douglas Comito

Deixe um comentario

Your email address will not be published.