O dilema entre a realização pessoal dos pais contra a angústia de não dispôr de tempo para os filhos.

Na sociedade moderna, os pais vêem-se submetidos a um ritmo alucinante, trabalhando todo o dia, com exigências profissionais cada vez maiores, deixando pouco tempo e disponibilidade para estarem com os filhos. Dessa forma, surge o sentimento tão especial que mistura o direito que os pais têm de se realizarem pessoalmente, com a angústia de não terem tempo para os filhos.

Este sentimento de angústia e também de culpabilização acaba por dar espaço às permissões especiais, às exceções, que muitas vezes se tornam a regra, traduzindo-se numa incapacidade em dizer “não” aos filhos. O que, se por um lado, alivia a culpa sentida pelos pais, pela falsa ideia de compensação, por outro, pode confundir a criança, promovendo o egocentrismo e a manipulação.

O estresse decorrente do trabalho afeta os modelos de comunicação na família, o que reduz a partilha de papéis e aumenta desentendimentos familiares, desencadeando problemas de comportamento nas crianças. Os filhos necessitam da atenção dos pais, sobretudo quando falamos de crianças mais novas, ainda muito dependentes a nível afetivo.

No entanto, o fato de não estar todo o tempo com eles acaba por também lhes dar espaço para desenvolver a sua independência, sendo por isso muito importante que lhes transmita confiança durante o tempo em que estão juntos.

Então como fazer uma melhor gestão do seu tempo?

Considerando os tempos atuais, será de extrema importância repensar prioridades e estabelecer limites, sobretudo relativamente aos seus objetivos profissionais.

Tenha expectativas realistas face aos problemas, partilhe os dissabores do dia a dia em família. Desenvolva e promova atividades de relaxamento, exercício regular e uma alimentação saudável, que o ajudarão a lhe fazer sentir-se melhor. Mais importante do que estar muitas horas com os seus filhos, será o tempo de qualidade que passa com eles. Por exemplo, é importante que, ao chegar em casa, lhes dedique o seu tempo, estando realmente disponível para lhes dar atenção. Para isso, procure organizar-se antecipadamente no sentido de assegurar outras questões, quer de ordem doméstica quer a nível de trabalho ou mesmo familiar.

Na hora do jantar, faça da refeição um momento de convívio partilhado sem a distração da televisão ou celular. Também na hora de deitar, se eles ainda são pequenos, nunca se esqueça de os acompanhar, e de lhes contar uma história (por exemplo). Promova ainda saídas e momentos de descontração em família.

Faça também um esforço no sentido de tirar um tempo para si próprio com alguma frequência, pois só assim poderá, de um modo saudável, estar mais presente e disponível para as outras coisas da vida.

QUER REVENDER OS PRODUTOS DA FOFINHO ?

Confira em: www.fofinho.com.br/revenda

Apresentamos a Fofinho Atacado, uma plataforma de vendas online onde qualquer revendedor que possua CNPJ pode acessar e comprar nossos produtos sem sair de casa, em até 3x sem juros e receber em sua empresa com Frete Grátis para qualquer lugar do Brasil.


CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS

Instagram – www.instagram.com/EnxovaisFofinho
Twitter – www.twitter.com/EnxovaisFofinho
Pinterest – http://br.pinterest.com/enxovaisfofinho
Youtube – http://bit.ly/fofinho-youtube

Assessoria Digital / Programação Visual: Itamar Henrique Mariano / Itta Digital Marketing
Redação: Douglas Comito

Deixe um comentario

Your email address will not be published.